sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vereador Celso Santos apresenta Projeto de Lei que trata sobre meio ambiente

O pedetista Celso Santos, líder da bancada no legislativo, protocolou na casa Projeto de Lei que trata sobre a substituição do uso de sacos plásticos de lixo e de sacolas plásticas por sacos de lixos ecológicos ou compostáveis e sacolas ecológicas ou compostáveis.
No projeto preve que após aprovação em plenário e sancioando pelo Executivo, os estabelecimentos comerciais e afins de Candiota, terão o prazo de 12 meses para se adaptarem e adequarem a nova lei. Destaca ainda que todos os estabelecimentos, mesmo que comercializem sacolas retornáveis, deverão paralelamente oferecer sacolas ecológicas ou compostáveis gratuitamente, de forma que o consumidor tenha a opção de adquirir o recipiente para o transporte de suas compras sem custo e de maneira segura.
Em sua justificativa Santos diz que a proposição visa contribuir para a conscientização do uso renovável dos produtos de consumo diário, bem como ampliar o acesso a estes produtos, empreendendo desde já ações de preservação do meio ambiente visando às futuras geraçõese que no Brasil, existem vários programas e iniciativas no intuito de diminuir a utilização dos plásticos, substituindo o seu uso por outras formas reutilizáveis ou de materiais biodegradáveis.
Ainda conforme o vereador a preservação ambiental não é mais uma faculdade do homem do século XXI, mas sim um imperativo de consciência. Atuando, sobretudo, como agente publico na adoção de políticas que minimizem os impactos ambientais causados pelo plástico, que demoram centenas de anos para se decompor, ou seja, anquanto uma sacola convencional pode levar mais de 500 anos para se decompor no meio ambiente, a ecológica desaparece em 18 meses, mesmo que o plástico seja descartado indevidamente ou abandonado ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário